.
O filtro de ar é um componente simples, mas de extrema importância para o bom funcionamento do motor. Ele é basicamente uma peça com corpo metálico ou plástico, dotada de um material filtrante. O material filtrante é fabricado com papel microporoso, espuma ou algodão. Já seu formato e material do corpo dependem muito do modelo do veículo. Como já dito anteriormente, sua função é impedir que pequenas partículas cheguem ao motor e prejudiquem a queima de combustível.
Um motor à combustão funciona basicamente com uma mistura de combustível e ar somados à uma fonte de ignição. Antes do ar se misturar ao combustível ele passa pelo filtro que, por sua vez, retém todas as impurezas presentes na atmosfera. Com o tempo, o filtro começa a perder capacidade de reter as impurezas e também pode impedir que o ar chegue ao motor. Por esse motivo, é muito importante revisar sempre esse componente e fazer a sua troca quando for necessário.
As condições do filtro de ar podem ser avaliadas visualmente, verificando a quantidade de impurezas presentes no material filtrante. É comum que o filtro não tenha aparência limpa, já que sua função é justamente reter a sujeira. No entanto, se a quantidade de detritos for excessiva o sinal de alerta deve ser ligado. Maior consumo de combustível e o aumento de temperatura interna também são sinais de que o filtro de ar do motor está saturado. Ruídos no motor ou falhas nas marchas iniciais são outros indicativos de problemas. Em casos mais graves, os ocupantes podem até perceber fumaça no interior do veículo.
Não há método 100% eficaz para definir a durabilidade do filtro de ar. Afinal, a validade pode variar de acordo com o modelo do veículo, demandando a necessidade conferir a orientação no manual do fabricante. Por isso, é prache levar em consideração suas condições de uso e locais de circulação. É comum que carros que rodem em estradas de terra ou regiões de grande poluição apresentem filtros saturados em menor período. Uma das maneiras é considerar a quilometragem como parâmetro: em média, os 10 mil quilômetros mencionados para quem circula em ambientes urbanos e 5 mil para zonas sem asfaltamento.
Além de contribuir com o meio ambiente, evitando a emissão de poluenter que pioram a qualidade do ar, subistituir o filtro de ar do motor evita que o veículo venha a consumir mais combustível. Fora previnir danos ao motor, o que pode gerar um prejuízo no bolso ainda maior.
Além de garantirmos a qualidade de nossos produtos, temos preços competitivos com o mercado e consultores sempre prontos para atendê-lo. Solicite seu orçamento e entraremos em contato.