Óleo Lubrificante
Os óleos lubrificantes são substâncias depositadas entre duas superfícies, onde pelo menos uma delas é móvel, a fim de criar uma película protetora entre elas, o que acaba reduzindo o atrito.
Um lubrificante tem como seu objetivo principal o aumento da vida útil dos equipamentos. Além disso, ele também otimiza o consumo de combustível do motor e aumenta a capacidade de resposta do maquinário em condições adversas.
Existem inúmeros tipos de lubrificantes e variações de fabricação dos mesmos, mas alguns pontos que precisam ser atendidos por todos eles, sem exceção, como a redução do desgaste, dissipação de calor, proteção contra a corrosão, diminuição do atrito e proporcionar um efeito de vedação altamente eficiente.
Todos os óleos tem prazo de vida útil e por isso é essencial estar atento para essa validade. Para a substituição, deve-se seguir as especificações do fabricante do veículo ou do lubrificante, os prazos máximos entre trocas e as condições de utilização do veículo.
Sempre de preferência para empresas que segue corretamente as regras de sustentabilidade do óleo usado desde coleta até o descarte e/ou reciclagem segundo as normas legais, resolução CONAMA 362/05 e a Lei 12.305/10.